Sabemos que atualmente, ler e escrever muitas vezes se torna
um desafio em sala de aula. Participar ativamente destes processos é uma das
oportunidades propiciadas pelo PIBID. Ao iniciarmos as atividades previstas nos
projetos montados pelo grupo e supervisora, nos deparamos com situações
variadas. Nem sempre o esperado ocorre,
o que também proporciona crescimento pessoal e profissional
As
ações contempladas durante as aulas sobre a tipologia textual dissertativa
argumentativa, na qual trabalhamos o gênero textual artigo de opinião foram
variadas. Fizemos o Jogo da Argumentação, momento em que os alunos puderam
argumentar oralmente e em grupo sobre temas variados. Este jogo faz parte da
coleção Olimpíadas da Língua Portuguesa Q. P. Brasil, alguns temas foram
anexados, além dos constantes no jogo, temas estes surgidos nas situações
vivenciadas em sala. Houve também a leitura de exemplos do gênero textual como
textos de Piangers e Tulio Milmann.
Através dos quais identificamos, junto com os alunos marcas linguísticas que
enriquecem e qualificam a produção. Do mesmo modo, assinalarmos elementos
componentes componentes do gênero , tais
como: tese, argumentos, conclusão, contextualização.
A
escrita em processo foi uma experiência vivenciada pela primeira vez, tanto
para os alunos quanto para alguns bolsistas. O resultado desta caminhada foi
bastante rico, vários alunos fizeram comentários positivos, outros sentiram e
expressaram as lacunas existentes com relação a leitura e escrita.
Anexamos
alguns textos não como modelo ideal ou
de opinião, mas como espaço de valorização das produções dos alunos.
Influenciados pelo prazer que observamos
neles ao produzirem em forma de artigo de opinião suas ideias sobre
determinados assuntos. Compartilhamos a nossa satisfação, nossa alegria, além
da constatação de que ler e escrever é possível, se tiver sentido, se for
estimulado adequadamente.
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