Novas atividades!

             Sabemos que atualmente, ler e escrever muitas vezes se torna um desafio em sala de aula. Participar ativamente destes processos é uma das oportunidades propiciadas pelo PIBID. Ao iniciarmos as atividades previstas nos projetos montados pelo grupo e supervisora, nos deparamos com situações variadas. Nem sempre o esperado  ocorre, o que também proporciona crescimento pessoal e profissional

            As ações contempladas durante as aulas sobre a tipologia textual dissertativa argumentativa, na qual trabalhamos o gênero textual artigo de opinião foram variadas. Fizemos o Jogo da Argumentação, momento em que os alunos puderam argumentar oralmente e em grupo sobre temas variados. Este jogo faz parte da coleção Olimpíadas da Língua Portuguesa Q. P. Brasil, alguns temas foram anexados, além dos constantes no jogo, temas estes surgidos nas situações vivenciadas em sala. Houve também a leitura de exemplos do gênero textual como textos de Piangers e  Tulio Milmann. Através dos quais identificamos, junto com os alunos marcas linguísticas que enriquecem e qualificam a produção. Do mesmo modo, assinalarmos elementos componentes  componentes do gênero , tais como: tese, argumentos, conclusão, contextualização.
                A escrita em processo foi uma experiência vivenciada pela primeira vez, tanto para os alunos quanto para alguns bolsistas. O resultado desta caminhada foi bastante rico, vários alunos fizeram comentários positivos, outros sentiram e expressaram as lacunas existentes com relação a leitura e escrita.
                Anexamos alguns textos não  como modelo ideal ou de opinião, mas como espaço de valorização das produções dos alunos. Influenciados pelo prazer que observamos  neles ao produzirem em forma de artigo de opinião suas ideias sobre determinados assuntos. Compartilhamos a nossa satisfação, nossa alegria, além da constatação de que ler e escrever é possível, se tiver sentido, se for estimulado adequadamente.



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