Já estamos na metade do ano e alguns
projetos já foram aplicados e até encerrados por nosso grupo do PIBID ,
juntamente com a professora Niara, nas turmas de 1º ano do Ensino médio .
Resumidamente, faremos uma recapitulação daquilo que realizamos desde março. O ano começou e
trabalhamos primeiramente com a construção de um Artigo de opinião. Para isso,
realizamos uma série de oficinas que incluíram momentos lúdicos, como quando
levamos o Jogo da Argumentação para sala de aula, a leitura e análise de outros
artigos de opinião em jornais de circulação da cidade como também a própria
escrita e reescrita de um artigo de opinião. Inclusive, dois dos artigos
de opinião produzidos farão parte do jornal da nossa escola que será lançado no
dia do aniversário do colégio, dia 19 de agosto próximo. Também, em meio a tanta produção, realizamos a distribuição dos livros da Maleta. Os alunos puderam escolher livros de literatura atual que lhes chamasse mais atenção.
É isso aí, vamos
argumentar !
 |
Jogo da Argumentação |
 |
Jogo da Argumentação |
 |
Jogo da Argumentação |
 |
Jogo da Argumentação |
 |
Jogo da Argumentação |
 |
Grupo PIBID organiza a Maleta dos Livros |
 |
A Maleta chega aos alunos |
O segundo projeto iniciamos em abril
e ainda estamos aplicando. Trata-se da III Mostra de Curtas Wolfram. Inicialmente,
mostramos a proposta aos alunos e realizamos uma espécie de “Cine-Curtas” ao
apresentarmos os curtas que foram feitos nas Mostras passadas. Nesse momento,
procuramos conversar em que consiste a Mostra de Curtas. Feito isso, convidamos
um diretor de teatro para conversar com as turmas envolvidas no projeto , dar
algumas dicas
e lançamos a proposta
deste ano. Olhe quanta atenção!!!!!!
 |
Palestra com diretor de teatro |
 |
Palestra com diretor de teatro |
Os alunos também tiveram a
oportunidade de rever alguns curtas que já foram apresentados pela RBS TV no
programa “Curtas Gaúchos” com o apoio do SESC.. Nesse dia, propomos uma
conversa para analisar como foram feitos os curtas que também serviu para
aguçar mais ainda a criatividade dos alunos. As fotos a seguir foram tiradas
nesse dia:
 |
Assistindo aos Curtas Gaúchos |
 |
Assistindo aos Curtas Gaúchos |
 |
Assistindo aos Curtas Gaúchos |
Os alunos iniciaram a criação do
conto, mas antes, aplicamos
uma oficina
para rever alguns conceitos importantes sobre os elementos que compõem uma
narrativa. As turmas foram separadas em grupos e cada grupo ficou responsável
em fazer um curta. Para a construção da história, pedimos que os alunos
colocassem pelo menos uma “pitada” dos livros que leram para um trabalho
anterior e também, de certa forma, incluíssem um personagem diferente que de
alguma forma é ainda excluído da sociedade. Com esses pré-requisitos pensamos
tornar a Mostra de Curtas mais inclusiva e fazer os alunos pensarem também
naqueles menos vistos pela sociedade. Nesse processo de escrita os alunos
contaram com a nossa ajuda e também puderam conversar com alunos que participaram
das Mostras anteriores. A conversa rendeu vários cliques, e percebemos que os
alunos gostaram muito.
 |
Conversa com alunos que já participaram de uma Mostra |
 |
Conversa com alunos que já participaram de uma Mostra |
 |
Conversa com alunos que já participaram de uma Mostra |
Os grupos estão na fase de
desenvolvimento do roteiro e alguns já começaram os ensaios e gravações. Aliás,
estão ficando maravilhosas! Eis mais algumas fotografias!
 |
1º Ensaio para gravação |
Comentários
Postar um comentário