Encontro com o Escritor III


Aconteceu, na última quinta-feira, 21 de junho, no Colégio Estadual Dr. Wolfram Metlzer, o evento “Encontro com o Escritor III”, apoiado pela SEDUC/Autor Presente.
Com o intuito de incentivar o gosto pela leitura e escrita, além de aperfeiçoar a redação, o grupo de Letras do PIBID-UNISINOS (Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência) em parceria com o Colégio Wolfram/UNISINOS/CAPES, reuniu aproximadamente 180 alunos de 8º série e 1º ano do Ensino Médio para um bate-papo com a escritora Jane Tutikian.
Anteriormente à palestra da escritora, os alunos leram alguns de seus contos, ouviram outros, criam releituras desses textos pela visão de outro narrador e, ainda, pesquisaram a vida, obras e prêmios, apresentando aos colegas e socializando as informações obtidas.

A abertura do evento ficou a cargo de um grupo de alunos do Colégio Estadual Eng. Ignácio Christiano Plangg e do Colégio Estadual Dr. Wolfram Metzler, que juntos apresentaram uma peça teatral que envolvia música, literatura e dança, sob a supervisão dos professores Vladimir e Niara.

Já no clima, a escritora Jane tomou a palavra e contou um pouco de sua trajetória e de suas obras e incentivou os alunos a seguir seus sonhos, não desistir em frente às dificuldades e os  instigou o gosto pela escrita, em especial, de contos literários, que são os preferidos da escritora.  

Os alunos se mostraram muito interessados e participativos, fazendo perguntas a respeito dos motivos que a levaram a escrever, qual foi a inspiração para criação de alguns personagens, se estes realmente existiram, entre outras indagações.

Ao final do evento, foram sorteados alguns livros da escritora e os ganhadores tiveram seus livros autografados.

Comentários