Diagnóstico de leitura

Durante o período letivo de 2011, o grupo PIBID - Letras aplicou, em dois momentos distintos, um questionário em que eram sondadas as preferências e os hábitos de leitura e escrita dos alunos do Ensino Médio. 
Verificou-se, ao final, que os alunos pouco interesse têm demonstrado pela Literatura como elemento estético e bem-cultural. Foram poucos aqueles que estabeleceram uma relação não utilitária com livros de Literatura. A escrita bem como a leitura é vista, pela maioria dos alunos, como essencial apenas na disciplina de Língua Portuguesa. O aprendizado destas matérias justifica-se, ao que parece, para os alunos, como necessário e pré-requisito somente ao futuro profissional. Ao que tudo indica, os jovens entrevistados não conseguem identificar na Língua Portuguesa uma matéria necessária, tanto quanto qualquer outra disciplina ou área de conhecimento.
Podemos concluir, ainda que parcialmente, visto o pequeno universo abarcado nesta experiência, que existe uma lacuna entre a realidade do cotidiano da escola e o interesse dos alunos. 
No entanto, aos poucos, esse cenário vem se transformando. Pode-se perceber um crescente aumento na procura por livros da biblioteca e um engajamento maior a cada atividade proposta pelo grupo.

Comentários