Oficina da discrição em discussão: avaliação dos alunos

Nos meses de maio e junho, foi aplicada oficina "A discrição em discussão" com os alunos do Ensino Médio. Como termômetro de nossas atividades, propusemos aos alunos que respondessem às seguintes questões: 


       O que você achou desta oficina? Indicaria para outros colegas?

"Achamos interessante e legal, porque tratou de um assunto que os jovens se interessam. Sim, porque eles também gostariam."


"Gostamos de participar desta oficina pois aprendemos mais sobre as redes sociais, coisas que não sabíamos, o propósito no qual elas foram criadas. Sim porque é uma aula diferente e fala a respeito de um assunto que interessa aos adolescentes."


"Achei bastante legal, mesmo sabendo um pouco e tendo as redes sociais citadas aqui, sempre temos algo interessante para saber, algo que não sabíamos algo que numa roda de amigos não será comentado e sim como num debate de uma turma como fazemos aqui. Claro que indicaria sim para mais alunos, amigos, colegas. Gostei bastante."


"Achei divertida, pois, afinal, lida com um assunto que interessa a todos, e sim eu indico para outros colegas."


"Achamos legal até! Não foi nada de muito muito tri mais até que gostamos, e  não indicariamos a ninguém apenas comentaremos."

"Achamos muito legal, divertido, interessante, aprendemos bastante, todo o pessoal do PIBID é muito legal. Gostamos muito, e indicaríamos para outros colegas sim."

"Achamos interessante aprendemos bastante,foi divertido, o grupo PIBID é muito legal, pessoas atenciosas, indicaríamos a outros colegas sim, pois aqui foi um momento de descontração da aula e ao mesmo tempo de aprendizado."

"A oficina foi muito boa pois aprendemos muitas coisas que não sabíamos sobre as redes sociais . Nós recomendamos para outras pessoas também porque elas podem ter dúvidas que podem ser esclarecidas."

"Achei muito interessante, pois nos faz refletir sobre nossos atos na internet.  E indicaria para outros colegas."
"Eu achei a oficina muito rica em informações, abre nossos olhos e faz com que fiquemos mais ligados na internet. E indicaria para outros colegas."

"A oficina que tivemos de Descrição X Discrição, foi muito importante, pois aprendemos que devemos ser discretos para  não termos surpresas indesejadas com o nosso nome e com nossas  características. E indicaríamos, pois é  muito legal e interessante."

"Achei interessante e bem informada, aprendemos um pouco mais sobre as redes sociais e como devemos usá-las corretamente. Indicaria sim para outros colegas."

"Foi boa a idéia, de alertar e conscientizar as pessoas dos riscos da internet, pois não são poucos, onde todos tem acesso á essas informações. Indicaria sim."

"Eu achei bem criativa a palestra, e aprendi bastante a não me expor muito nas redes sociais....indicaria pra muitas amigas minha que colocam informações de mais nos blogs,orkut, facebook, twitter, etc."

“Achei a oficina muito interessante e educativa. Com certeza, é praticamente uma aula ‘diferente’ longe de cadernos e livros, fazendo uma coisa que todo jovem gosta: mexer com o computador.”


“Foi realmente interessante aprender sobre as redes sociais, pois havia muita coisa sobre elas que nós não sabíamos. Foi legal conhecer um pouco mais sobre as coisas que usamos no nosso dia-a-dia.”

 “As pessoas estão escrevendo coisas que possam prejudicar sua vida. Ter discrição é muito importante para manter uma vida segura sem ter medo do que as pessoas possam pensar.É importante escrever só o necessário para que outras pessoas não acabem sabendo demais.”

“As pessoas se expõem a riscos, colocando informações pessoais em sites de relacionamentos sem segurança. Assim, qualquer tipo de pessoa poderá ter informações como endereço, relacionamento, telefones, CEP, etc. Isso é muito perigoso nos dias de hoje, pois a maioria das pessoas possui alguma rede social."



"Gostamos muito da oficina, pois a superexposição é algo que vem muito da escolha da pessoa, ela até por ingenuidade por não conhecer os riscos que correm ao expor suas informações no perfil de uma rede social acabam respondendo tudo o que se pergunta."

"Gostei, sim, da oficina. Não acho apropriado revelar sua vida na internet, pois todos vão ver, você pode virar motivo de vários trotes, gozações, piadas, e outras coisas piores. As pessoas também não precisam ficar saber tudo da sua vida, apenas o básico.
Acho que a nossa vida não precisa estar exposta para todo mundo ver, pois ela é nossa e não precisa ser vista e controlada pelos outros."

"Devemos ter cuidado ao adicionar desconhecidos por achar bonito (a) ou por que o status está solteiro, pode estar correndo um risco de vida, porque o mundo é cheio de maldade e psicopatas. E é através dessas redes sociais que acontecem a ação dos pedófilos e outros crimes."

Comentários