O desafio da prática docente


[...] Os projetos que têm êxito no âmbito da formação de professores hoje tomam a escola básica e seus professores como parceiros. A literatura aponta continuamente a fragilidade da formação dos licenciados, oriunda da ausência de contato com a realidade social e o cotidiano escolar (adverso) a que serão submetidos, apesar do inevitável “cumprimento de horas” em escolas. Os estudos salientam, também, o papel decisivo da instituição escolar como locus de formação: é na escola – com suas regras e ritos, suas pessoas, tempos e espaços – que muitas concepções são perpetuadas, que os professores reforçam ou anulam saberes oriundos de sua formação. Nesse contexto, é decisivo que a formação dos licenciados lhes permita estabelecer relação com a realidade social, mediada pelas teorias que permitem interpretá-la e compreendê-la e, se possível, transformá-la. Para tanto, faz-se necessário repensar a experiência pré-profissional (estágios), incluindo a realização de projetos de intervenção na realidade escolar, que representam um importante papel formativo, quando aproximam os licenciados aos profissionais experientes e bem-sucedidos no ofício de ensinar .
SILVA, Maria Helena G.F.et alli. A reestruturação das licenciaturas: alguns princípios, propostas e (pré)condições institucionais. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v.8, n.23, p. 15-37, jan./abr. 2008.
O PIBID visa, entre seus integrantes, a promoção de diálogos que permitam a apreensão e aplicação do conhecimento adquirido durante a trajetória acadêmica nos cursos de licenciatura, integrando a prática docente com as finalidades da educação básica. Como resultado destas ações, espera-se, dos profissionais que optarem pela carreira docente, um aperfeiçoamento da prática educativa e, com isso, uma significativa melhoria da qualidade da educação no país. Por parte das instituições que integram o projeto, espera-se um diálogo significativo entre universidade e escola, uma melhoria nos resultados do IDEB e um maior envolvimento dos discentes com as disciplinas contempladas, promovendo um aprendizado com transparência e qualidade.

Comentários