"A inclusão que reduz o processo de integração ao simples estar junto em um mesmo espaço físico ou que reduz o estar junto à socialização, é muito mais perversa que o seu outro a exclusão, é uma inclusão excludente. Não quero dizer com isso que a escola não deva proporcionar espaços de socialização, mas ela não pode ser reduzida ao papel de socializadora esquecendo-se da exigência do conhecimento e de outras funções que lhe cabe. Isso exige dos professores muito mais do que amor, dedicação e vontade de fazer, exige conhecimento de áreas específicas e uma postura investigativa diante dos desafios."
LOPES, Maura Corcini. Inclusão escolar: desarrumando a casa. Jornal NH, s/d.
O Colégio Estadual Dr. Wolfram Metzler promove a inclusão e é referência entre as escolas de Novo Hamburgo ao manter uma sala de recursos para alunos com necessidades especiais. Cabe ressaltar que não basta apenas incluir o aluno no espaço físico, é preciso treinamento e conscientização dos profissionais envolvidos na escola.
Seguindo este paradigma de inclusão, nossa escola procura capacitar seus docentes, demais funcionários e alunos para a reflexão de tal aspecto, preparando-os para lidar com tipos específicos de alunos incluídos, além de possuir um profissional qualificado exclusivamente para atender estes alunos.
Seguindo este paradigma de inclusão, nossa escola procura capacitar seus docentes, demais funcionários e alunos para a reflexão de tal aspecto, preparando-os para lidar com tipos específicos de alunos incluídos, além de possuir um profissional qualificado exclusivamente para atender estes alunos.
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