A escola como espaço inclusivo

"A inclusão que reduz o processo de integração ao simples estar junto em um mesmo espaço físico ou que reduz o estar junto à socialização, é muito mais perversa que o seu outro a exclusão, é uma inclusão excludente. Não quero dizer com isso que a escola não deva proporcionar espaços de socialização, mas ela não pode ser reduzida ao papel de socializadora esquecendo-se da exigência do conhecimento e de outras funções que lhe cabe. Isso exige dos professores muito mais do que amor, dedicação e vontade de fazer, exige conhecimento de áreas específicas e uma postura investigativa diante dos desafios."
LOPES, Maura Corcini. Inclusão escolar: desarrumando a casa. Jornal NH, s/d.

O Colégio Estadual Dr. Wolfram Metzler promove a inclusão e é referência entre as escolas de Novo Hamburgo ao manter uma sala de recursos para alunos com necessidades especiais. Cabe ressaltar que não basta apenas incluir o aluno no espaço físico, é preciso treinamento e conscientização dos profissionais envolvidos na escola.
Seguindo este paradigma de inclusão, nossa escola procura capacitar seus docentes, demais funcionários e alunos para a reflexão de tal aspecto, preparando-os para lidar com tipos específicos de alunos incluídos, além de possuir um profissional qualificado exclusivamente para atender estes alunos.

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